quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PAP Mini Album - LINDO!!!!

PAP de Mini Álbum
Olá queridas!!!! Hoje vou ensinar a preparar um mini álbum fofo, que pode ser utilizado para presentear, em diversas ocasiões, e pode ser feito em diversos temas, é só soltar a imaginação! Além de algumas dicas importantes, para serem aplicadas em outros projetos, e arrasar!
Ele tem uma vantagem adicional, se elaborado, com cuidado, ele pode servir de porta retrato também! Isso mesmo, ele fica posicionado na vertical quando aberto, e portanto despertando a atenção de quem passa por perto! As fotos abaixo são respectivamente da vista da frente e verso, aberto e apoiado em base plana, com as fotos da minha filhinha Gabi! Espero que gostem, e possam realizar muitos e muitos desse mini, e mande pra cá, para vermos o trabalho de vocês.
O ideal é usar papel próprio para scrapbooking comprados em lojas especializadas pois são livre de ácido "Acid Free" o que contribui para a conservação das fotos, evitando possíveis efeitos amarelado o que prejudicaria a qualidade das fotos.
Vamos a ele:





Para a elaboração do mini, segue a relação dos materiais e ferramentas necessárias para execução:
8 a 16 fotos quadradas na medida 7,0 x 7,0 cm, colorida ou preta e branca
1 folha de papel estampado dupla face
1 folha de cardstock
2 retângulos de papel holler ou paraná - 23,0 x 8,0 cm
Dobradeira
Réguas para encadernação
Fita dupla face
Fita banana
Cola para scrapbooking
Tesoura
Estilete
Base de corte
Furadores, adesivos, fitas. cordões. botões, para decoração




Base para a capa e contra-capa. Segredinho.: No dia em que fomos fotografar o PAP, esqueci a base de papel holler em casa...não tive dúvidas, vi uma ótima caixa, assim...meio abandonada, olhei pra um lado, olhei pro outro, e cortei a aba da caixa, hahaha! Funcionou, mas aconselho a usar o holler tá! Olha minha base aí:





Com o material separado, inicie a montagem da capa e contra capa, cortando dois retângulos do papel estampado, nas medidas de 26,0 x 11,0 cm. Aplique fita dupla face no contorno das bases ou no papel estampado, ou utilize a cola. Centralize a base no papel estampado e cole. Observe o desenho do papel que vai ficar aparente do lado externo do álbum.
Dica 1: Corte o papel aproveitando bem a folha, para que você possa utilizar as sobras para a decoração do mini.
Dica 2: caso utilize a cola, distribua em couca quantidade de forma circular em toda a base do holler, de forma a garantir uma colagem uniforme e para que o papel não fique enrrugado. eu prefiro fita dupla-face sempre, é mais limpo, e garante um aspecto mais bonito no acabamento.



O segredo de um bom trabalho, está sempre no acabamento. Por isso, cuide sempre dos detalhes. Com a dobradeira, levante as abas laterais, de forma que quando colar na parte interna da base a lateral esteja corretamente alinhada.
Dica 3: Caso você não tenha dobradeira, utilize a ferramenta que você possa conseguir o efeito desejado, nesse caso mostro que é possível usar a ponta da tampa da caneta, para obter o mesmo efeito!




Com a régua de encadernação marque os cantos para melhor acabamento na dobra das bordas.
Dica 4: Quem preferir substituir a régua de encadernação, pode cortar a diagonal dos cantos do papel estampado, conforme a foto deixando uma distância de 3 mm dos cantos, conforme a foto. Capriche nos cantinhos.




Aplique novamente a fita dupla face no contorno da borda interna, para dar acabamento na colagem. Utilize a dobradeira, ou a tampa da caneta para vincar a dobra do papel e garantir a perfeita colagem.




Cole as duas laterais maiores, e depois as duas menores. Ficará assim:




Pronto as duas bases estão prontas para a capa e contra capa





Para montar o "miolo" do mini, utilize o cardstock, e recorte um retângulo de 22,5 x 30 cm, e divida-o conforme o esquema abaixo. As linhas pontilhadas correspondem à dobradura do miolo, e a medida de 22,5cm será cortada com o auxílio de um estilete. Ficarão quatro dobras na vertical a cada 7,5 cm, e a faixa central fica centralizada a 7,5cm da borda superior, e 7,5 cm da borda inferior.





Conforme a medida indicada do retângulo central, vale lembrar que ele está a 3,5 cm de cada borda lateral. é importante atentar para a medida e para o posicionamento dos cortes centrais e as respectivas dobras, para obter o efeito dos módulos deslocados conforme a foto inicial do projeto.
Para compensar a dobra das laterais, há a necessidade de colar 2 retângulos do cardstock, na medida de 9,5 x 7,5 cm, que deverão ser colados conforme a figura abaixo.
Dica 5: Cuidado na colagem dos retângulos, para que não cole a faixa central, de forma a permitir sua mobilidade, quando abrir e fechar o mini.
OBS: A figura abaixo é apenas ilustrativa, de forma a facilitar na montagem da base e na colagem dos retângulos, pois se fossem apresentados no cardstock, dificultaria o entendimento devido à visualização.



Relembrando: Realizar as dobras nas linhas pontilhadas, utilizando uma régua para garantir o alinhamento da dobra, e fazer os dois cortes de 22,5 cm de comprimento, conforme orientado anteriormente





Cole os dois retângulos nas laterais conforme a foto abaixo:




O miolo, devidamente dobrado e cortado, ficará conforme a foto abaixo. Aplique fita dupla-face no verso da capa, para iniciar a colagem do miolo.






O importante na colagem do miolo, é centralizar adequadamente, para que a abertura seja igual dos dois lados. Corte os excessos nos cantos com cuidado, para um melhor acabamento.






Praticamente pronto! Você irá observar que ficarão 10 quadros livres, na abertura do mini, e outros 6 quadros livres no verso





Dessa forma você poderá distribuir aleatóriamente as fotos nos quadros, e decorar alguns deles com botões, cordões, adesivos, figuras cortadas com os furadores, etc.
Dica 6: Procure sempre utilizar-se de elementos de cores coordenadas com os papéis escolhidos, que ficará muito mais fácil ter um efeito mais bonito do projeto. É possível colocar de 8 a 16 fotos 7 X 7cm.






Decore a gosto, mas ouse! Utilizei algumas flores, recortes de outros papéis, cordão encerado, botões, entre outros.
Coloque detalhes que façam com que seu álbum seja único.
Dica 7: Que tal acrescentar envelopinhos feitos com os papéis que sobraram, ou utilizar de outros que combinem? Crie esses bolsinhos para colocar alguns Tags, onde você poderá escrever sobre as fotos que você utilizou no mini álbum.





De fato, é um presente lindo... e que agradará em cheio!


Bom é isso! Espero que tenham gostado. Caso tenham dúvidas, deixe seu comentário e seu e-mail, para que possamos esclarecer!
Quero ver os minis lindos, que vocês irão fazer!
Dica 8: Seu eu fosse você não perderia o próximo post!
Bjos no coração,
Cláudia Gelezolo

10 comentários:

  1. Clau,
    ADOREI!!!
    Será que a gente consegue tempo de fazer juntas???
    Vão ser tantas emoções!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Clau,

    Belíssimo!!! Amei!!!

    Obrigada por compartilhar conosco!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer esse final de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  4. amei seu PAP muito legal assim, facil de entender. e muito lindo

    ResponderExcluir
  5. Clau...que PAP mais maravilhoso...amei!!!
    Sucesso amiga...Bjs
    VANESSA

    ResponderExcluir
  6. Que bom que estão gostando! Espero ver os projetos de todas vocês.
    Nana, será que vamos fazer alguma coisa nesse fds, hahaha! Falta pouco, ueba!!!
    bjks a todas!

    ResponderExcluir
  7. Gente que coisita mais linda
    parabéns

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei esse post... ficou lindo!!! Parabéns e obrigado por dividir!! bjs

    ResponderExcluir
  9. Claudia, amiga, esse seu mini álbum ficou lindo, vou tentar fazer com calma... Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Que mini lindo!
    Um dia, vou querer fazer uma aula disso, pois só aprendo fazendo !

    ResponderExcluir